Dominação ideológica e cristianismo - por Marcus Gomez




Marcus Gomez é um querido amigo que eu conheci pelas redes sociais e que, entre outras coisas, é professor de filosofia. Ele tem desenvolvido e apresentado um curso básico de filosofia em ordem cronológica e com destaque para o principais filósofos, desde o período pré-socrático até a contemporaneidade, em seu canal Traduzindo a Filosofia (visite e inscreva-se). 

O curso continua se desenvolvendo e novos vídeos são postados a cada semana. Até o momento desse post, ele já havia publicado os seguintes temas:

Mitologia
Primeiros Pensadores (parte 1)
Primeiros Pensadores (parte 2)
Sócrates
Platão (parte 1)
Platão (parte 2)
Aristóteles (Parte 1)
Aristóteles (Parte 2)
Epicuro
Estóicos

Seu vídeo mais recente focava na figura de Jesus. Como vocês podem ver acima, ele já tinha falado sobre os pré-socráticos, Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro e outros, mas fez uma visita ao personagem Jesus, apesar deste não ser exatamente considerado um filósofo pela tradição filosófica na academia, com o objetivo de apresentar algumas das diversas influências e confluências filosóficas que podem ser observadas nas palavras e nos comportamentos atribuídos a Jesus pelos escritores do Novo Testemanto.

Por causa desse vídeo, muitas pessoas se manifestaram querendo que ele falasse sobre o cristianismo como ideologia e como ferramenta de dominação ideológica. Para não se desviar do propósito do curso, o professor Marcus Gomez optou por gravar e publicar esse vídeo em outro canal dele.

RECOMENDO muitíssimo esse aula sobre dominação ideológica e cristianismo.

A razão pela qual publiquei essa vídeo-aula aqui no Blog Fora do Armário é porque nós, comunidade LGBT, temos sido uma das maiores vítimas dessa dominação ideológica. A opressão exercida pela ideologia cristã é nível 'hard'. Assista de mente aberta, reflita, desconstrua-se e reconstrua-se do modo mais autônomo possível.



Marcus Gomez, professor de filosofia, lutador, 
marido de Cláudia e pai de dois filhos lindos!

Comentários