Viviane Rodrigues: Literatura YA com temática LGBT

Por Sergio Viula

Viviane Rodrigues



No ano passado, Viviane Rodrigues dos Santos Silva, uma aluna de Bacharelado em Produção Cultural, entrou em contato comigo, assim como fez com várias outras pessoas, para levantamento de dados sobre literatura com temática LGBT no Brasil. Ela estava empenhada numa pesquisa para produção de trabalho de final de curso. 

Certamente, foi um prazer responder o questionário, mas foi um prazer maior ainda ver seu trabalho concluído.

Sob a orientação da professora Viviane Soares Fialho de Araújo, coincidentemente dono do  mesmo prenome, Viviane Rodrigues concluiu com êxito sua graduação no Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Seu trabalho focou sobre a literatura YA (Young Adults), que significa Literatura para Jovens Adultos em inglês, e que se tornou uma classificação internacionalmente reconhecida. Seu recorte era o de livros que tematizassem as pessoas ou questões LGBT de alguma maneira dentro desse nicho.

Solicitei autorização para a publicação do texto final de sua pesquisa aqui no Blog Fora do Armário, ao que ela aquiesceu com muita gentileza. 

Adianto aqui a introdução, objetivo e a justificativa para a pesquisa e produção de texto.









Você poderá ler todo o restante com o mesmo visual dessas fotos aqui, mas essa será uma apresentação muito sucinta. A vantagem é que permite que você faça uma leitura mais rápida, mas não aprofunda tanto quanto o link imediatamente posterior a este: Versão resumida em slides: https://bit.ly/2EBNIWP

Aqui você encontra o texto completo e que aprofunda a discussão sobre o assunto. Sugiro que leia esse aqui, mesmo que já tenha um quadro formado graças ao link anterior. Acesse o texto completo aqui: TCC completo: https://bit.ly/2IJbuTk


Que seja uma experiência enriquecedora, especialmente para os que ainda não haviam lido sobre o assunto.

E que que você se sinta inspirado a consumir mais literatura com enredo ou personagens LGBTQIA+, seja ela produzida por autores tais ou não, especialmente os nacionais. 

Dicas de livros são bem-vindas. Basta recomendar um livro que você tenha lido ou esteja lendo com tema ou personagens LGBTQIA+, ou mesmo algum livro que você tenha escrito nessa linha, mas não se esqueça de fornecer link se estiver à venda online, seja em print ou e-book. Os comentários ficam sujeitos à aprovação, mas não se preocupe, pois todos são aprovados, a menos que se proponham a espalhar preconceitos.

Aproveito para sugerir um de minha autoria que se encontra no Amazon e custa menos que uma cerveja gelada em mesa de bar. Aliás, uma ótima pedida para acompanhar qualquer chopinho por aí. ^^

---------------------------------
O homem que amava mendigos

https://www.amazon.com.br/homem-que-amava-mendigos-romance-ebook/dp/B00RURKA06



Dona de empresas que atuavam nos mais variados ramos, a família Nassau tinha um único herdeiro: Eduardo.

Elegante, inteligente e bem-sucedido, o ricaço nutria uma curiosidade incomum para quem pode ter o que desejar num simples estalar de dedos: era aficionado pelos que têm o céu por teto e o chão duro por cama. Seu impulso oscila entre a obsessão e o completo esquecimento.

Numa noite de intenso desejo, um incidente mudará sua vida para sempre e será o estopim para muitas reviravoltas.

Comentários