"Terapia de conversão" para LGBT vai sendo rapidamente banida dos Estados Unidos

12 estados americanos e Washington D.C., além de muitas cidades pelo país, já proibiram essa prática desumana.

Love is Law (O Amor é a Lei) -  foto por David Goehring no Flickr.
A prática da "terapia de conversão" ou a "terapia de cura gay" está caminhando para a extinção nos Estados Unidos. A informação vem do portal Gay Star News.

De acordo com Rafaella Gunz, o senado do estado do Havaí aprovou uma lei na última terça-feira, 10 de abril, proibindo qualquer tentativa de alterar a orientação sexual ou a identidade de gênero de jovens LGBTI. Na quinta-feira, 12, Maine conseguiu aprovar uma lei semelhante.

"Ao aprovar essa legislação, os legisladores havaianos estão demonstrando claramente uma paixão pela ação no cuidado da juventude LGBTQ", disse Sam Briton, um sobrevivente não binário da "terapia de conversão" que trabalha como chefe de advocacia e assuntos governamentais com The Trevor Project.

"A terapia de conversão é uma prática perigosa e desacreditada à qual eu e quase 700.000 pessoas LGBTQ sobrevivemos. Somos gratos ao Havaí por proteger nossa juventude desse trauma", completou.

A lei aprovada em Maine foi encabeçada pelo republicano Ryan Fecteau, que foi exortado por um administrador universitário a passar pela terapia de conversão quando mais jovem.

"Eu sei que existem jovens ainda mais vulneráveis do que eu era naquele tempo", disse Fecteau. "Eu quero protege-los de sofrimentos que possam advir de um profissional no qual eles confiem e que lhes diga, de uma maneira ou de outra, que eles estão quebrados, que a verdade central sobre quem eles são está errada e é até nojenta."

Agora, são 11 os estados em que essa prática desumana está proibida, além de Washington D.C. Esses estados incluem o Havaí, Maine, Nova Jersey, Oregon, Califórnia, Nevada, Novo México, Illinois, Rhode Island, Connecticut, e Vermont.

Além disso, cidades como Nova York e Filadélfia também tornaram a "terapia de conversão" ilegal - o que também aconteceu em vários municípios da Flórida. 
Sobre "terapias de conversão", leia EM BUSCA DE MIM MESMO, livro publicado por Sergio Viula, um dos fundadores de um grupo de "conversão de gays" no Rio de Janeiro e que passou por esse processo, mas sobreviveu para contar. A versão impressa está esgotada, mas o livro pode ser encontrado em e-book (você pode ler no seu celular, computador ou tablete). No Amazon, aqui:


Assista também a esse fotocast



Comentários