Casal nepalês faz história com o primeiro casamento trans do país


A linda Monika Shahi Nath e seu marido Ramesh Nath Yogi 
se casaram em maio, e fizeram história.




Por Sergio Viula

Com informações de Shannon Power

Para o Gay Star News em 08/08/17



Casal nepalês faz história com o primeiro casamento trans do país

'Outros como eu também deveriam ter o direito de casar com a pessoa que eles amam.'



A completa efetivação do primeiro casamento oficial entre uma pessoa transgênero e uma pessoa cisgênero deve acontecer em breve, segundo o site Gay Star News.

A jovem Monika Shahi Nath e seu marido Ramesh Nath Yogi se registraram e tiveram a licença para casamento garantida em maio na região oeste do Nepal.

O casal falou à imprensa no sábado passado e disse que seu casamento foi aceito em seu distrito natal.

O Nepal não reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas reconhece pessoas trans como sendo do terceiro sexo, que é o gênero oficial de Mônica em seus registros.

Eu consegui registrar meu casamento com meu marido', disse Nath à imprensa, segundo o importante jornal Hindustan Times.

Essa é também minha tentativa de despertar nosso governo para fazer mudanças na lei. Outros como eu também deveriam ter o direito de casar com a pessoa que eles amam.'

É apenas o começo


A destacada organização LGBTI do Nepal, que é chamada Blue Diamond Society (BDS - Sociedade do Diamente Azul), aplaudiu o casal.

‘Isso é um começo. Mas precisamos ver o governo agir para legalizar casamentos para nossa comunidade e implementar as leis necessárias,’ disse ao jornal Hindustan Times a presidente da BDS Pinky Gurung.

Contudo, um porta-voz do Ministro do Interior disse que o casamento desse casal pode não ser legal.

‘A validade do casamento entre pessoas do mesmo sexo ou do terceiro sexo pode ser questionada, mesmo depois do registro de casamento, se for contra as leis existentes,' disse Deepak Kafle.

O Nepal reconheceu e permitiu pela primeira vez que requerentes se identificassem como sendo do terceiro gênero no censo e no cartão cidadão em 2011. Em 2015, a provisão foi estendida aos passaportes.

O país é líder no Sul da Ásia em assuntos relacionados aos LGBTI e em 2015 aprovouo as primeiras proteções às pessoas LGBTI na constituição nacional.

Para ler um texto sobre GAYS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO BUDISMO, escrito por este blogueiro em outro blog, acesse AQUI.  O Nepal é um país muito influenciado pelo Budismo. É lá que mora o Dalai Lama. E apesar do budismo poder apresentar variações, como você verá no texto, e o Nepal estar se tornando mais progressista, é importante saber o que pensa o ramo principal do budismo para compreender o que a comunidade LGBTI enfrenta em termos de 'senso comum' naquela e em outras sociedades dominadas por essas crenças.


Comentários