Motoristas de Oregon agora podem se identificar como gênero não-binário nas carteiras



Motoristas de Oregon agora podem se identificar como gênero não-binário nas carteiras.

Por Sergio Viula
Com informações do Buzz Feed News Reporter



De acordo com Claudia Koerner do BuzzFeed News Reporter, a comissão estadual de transporte aprovou uma regra, que é a primeira do tipo nos Estados Unidos, na última quinta-feira, determinando que seja adicionada uma terceira opção para sexo além de masculino ou feminino nas carteiras de motorista no estado de Oregon.

Agora, além de M para masculino e F para feminino, as carteiras virão com X para "não especificado".

A mudança entra em vigor no dia 1 de julho e as carteiras já começarão ser impressas com essa nova configuração em 3 de julho. 

Em vez de ordens judiciais e verificações formais para a mudança do sexo nas carteiras como acontecia no passado, os residentes poderão selecionar seu sexo através de um formulário, assim como informam sua altura e peso.

"Finalmente, a solução de fato parece simples e brilhante ao mesmo tempo", disse um entrevistado. "Em vez de tentar criar uma abreviatura para a crescente proliferação de rótulos, o DMV (o Departamento de Trânsito) escolheu um 'X'. Pelo menos para mim, é importante não ter a identificação de gênero 'errada', e isso sem exigir que eu escolha um outro rótulo. Obrigado por facilitarem isso para mim."

O DMV estabeleceu X como "não especificado" para descrever uma terceira opção, seguindo padrões internacionais. 

De acordo com Tom McClellan, administrador do DMV, atualmente, oito países emitem passaportes que permitem o X para descrever gênero ou sexo.

Comentários