DOVE lança comercial com mãe trans e é aplaudida

Por Sergio Viula
Com informações do Gay Star News


O site inglês Gay Star News repercutiu o sucesso da campanha #RealMoms (#MãesReais ou #MãesDeVerdade, em português), lançada pela marca Dove, a qual incluía uma mãe transexual.

Muito provavelmente, essa foi a primeira propaganda a mostrar uma pessoa transgênera que se tornou pai ou mãe durante sua transição.





Shea, à esquerda, é a mãe trans que aparece na nova propaganda da Dove

A propaganda faz parte da linha BabyDove e Shea é uma de várias mulheres que aparecem no comercial. Ela é vista cuidando de seu bebê recém-nascido.





As mães - à esquerda, a mãe transgênera, e à direita, a mãe cisgênera


‘Nós duas somos mães biológicas", diz Shea, compartilhando as questões que geralmente enfrentam. "Você encontra pessoas, tipo: 'O que você quer dizer com você é a mãe?'" E nós respondemos: "Sim". 


Nota: não posso evitar o riso diante dessa resposta. Ela revela o nonsense da pergunta por não corresponder à expectativa da mesma

Cabe uma nota aqui: Nem todas as mulheres transgêneras que são que têm filhos
 usam o termo "mãe". É aconselhável que se pergunte ao progenitor ou à progenitora como eles gostariam de ser tratados - se pelo substantivo masculino "pai" ou pelo feminino "mãe".

Abro um parênteses aqui para sugerir aos interessados nessas e em outras questões que envolvem gênero leiam O corpo da roupa, escrito por Letícia Lanz.


O comercial pode ser visto nesse vídeo:


Comentários