Potência das Ruas - por Heloisa Melino - Lançamento




Potência das Ruas - Lançamento
Heloisa Melino
Contato: heloisamelino@gmail.com


Oi, gente!

Minha dissertação, defendida em maio/2015 virou livro e o lançamento vai ser agora dia 07 de abril às 20:30 na Lapa, Rio de Janeiro.

Sobre o que é o livro?


Este livro é sobre o potencial emancipatório do Direito, quando construído a partir das demandas dos movimentos sociais. Baseando-se em teorias críticas de direitos humanos sob uma perspectiva feminista interseccional, a autora traz uma diferente proposta de epistemologia que desafia os princípios modernos de universalidade do sujeito jurídico, de abstração e generalidade do discurso de direitos.

Ao priorizar a fala e o saber ativista, coloca em cheque as fontes de saber que a universidade legitima e reconhece e usa da teoria como uma conversa-escrita politicamente engajada. Como exemplos de processos de luta dos movimentos sociais, a autora traz para o texto a luta de pessoas trans pela despatologização e a das prostitutas pela regulamentação.

Este livro traz uma diferente proposta de metodologia que desafia os princípios modernos de universalidade do sujeito jurídico, de abstração e generalidade do discurso de direitos, bem como – e talvez principalmente – das fontes de saber que a universidade legitima e reconhece. Aqui prioriza-se a fala e o saber ativista, pois o que se promove é que aprende-se mais sobre direitos humanos nas ruas e nos movimentos sociais do que nas faculdades de Direito e na academia jurídica tradicional.

O objetivo principal deste trabalho é provocar inquietações que levem ao engajamento em políticas e práticas contra-hegemônicas."


O livro já está no site da editora pra venda:

http://editoramultifoco.com.br/loja/product/potencia-das-ruas/


O lançamento vai acontecer em 3 momentos:


(1) Roda de conversa - pra gente sentar e conversar. Vou falar um pouco do livro e comigo vão falar também a Vanessa Batista Berner (autora do prefácio e minha orientadora de mestrado e atualmente do doutorado) e a Indianara Siqueira (puta transfeminista, amiga e orientadora de ativismo)

(2) Brinde coletivo, bate-papo geral descompromissado, luzes acesas, musiquinha boa de fundo, que vai ser selecionada especialmente pra gente curtir e trocar ideia (vai ter Bethania, divas da MPB e muita música brasileira)

(3) FESTA FESTA FESTA pq, como dizia Emma Goldman, se não posso dançar, não é minha revolução. Quem vai tocar na festa?

- MariaDj Maria (Afrofunk)
- Kar la Tavares (Viemos do Egyto)

-------------------------------

COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO

Já garanti o meu. :)

Acessei o site e comprei rapidinho.

Comentários

  1. Boa tarde, ia começar a ler seus posts mais antigos hoje. Porém, nesse novo formato de arquivos fica difícil acompanhar. Não tem como mudar pro formato anterior ou fazer um com os anos e meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nick. Obrigado por comentar. É bom receber feedback, mas a razão pela qual adotei esse formato foi que muita reclamava que o outro vai admitia botão de compartilhamento para além do twitter e do Google+. Infelizmente, todos os modelos têm prós e contras. Vou pedir sua compreensão porque hoje, por exemplo, coincidência ou não, os acessos foram até maiores do que nos últimos cinco dias, só para ficar nessa semana.

      Espero que não desanime de acompanhar o Blog. A ferramenta de inscrever-se para rever alertas quando uma nova publicação for feita também é muito útil. Se inscreve lá, amigão.

      Super abraço,
      Sergio Viula

      Excluir
    2. Esse modelo é melhor mesmo, mas vc não consegue por um modelo de histórico pelo menos com abas pra eu ver os assuntos que mais me interessam? Vai no blog Tony Goés ou do Muque de Peão e veja como é o arquivo dele e veja se é possível melhor seu sistema de arquivos.

      Excluir
    3. Obrigado, Nick. Dei uma olhadinha lá no blog do Tony Goés. De fato, o histórico do blog dele aparece na lateral, mas esse modelo não me permite fazer isso. De qualquer modo, o histórico, que eu chamo de POSTAGENS ANTERIORES, existe, mas fica lá em cima perto do título do blog, onde têm três traços horizontais. Clicando ali, aparece o histórico, mas não mostra os títulos. Mostra apenas os meses, ou seja, o que foi publicado a cada mês vai aparecer em bloco quando a pessoa clicar no mês desejado. Dei uma olhada nos fóruns, mas todas as dicas que encontrei sobre isso não me ajudaram nesse modelo. Parece que ele tem essa limitação mesmo. Tanto que tudo o que aprecia na lateral do blog, agora só pode figurar nesse ícone dos três traços horizontalmente dispostos lá em cima, ao lado do título.

      Lamento não ter conseguido modificar isso.

      Obrigado pelo interesse e feedback.

      :)
      Sergio

      Excluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.