Cinema: Logan e Moonlight no mesmo dia.

Andre e eu antes de Moonlight começar

Andre e eu fomos assistir dois filmes no Kinoplex do Shopping São Luiz (Largo do Machado): Logan e Moonlight. Obviamente, são dois gêneros diferentes de filmes, mas os dois são muito bons. 

Logan mostra um Wolverine mais velho e doente, já sem o mesmo vigor que o caracterizava em todos os filmes anteriores. O mesmo se pode dizer do Professor Xavier. O filme é meio deprimente, apesar de ter muita ação - cabeças, braços e pernas rolam em várias cenas. O filme tem a seu favor o lembrete de que mesmo os mais fortes e mais talentosos desvanecem e somem.



Moonlight, por sua vez, é especialíssimo! 

A obra retrata uma área financeiramente carente dos Estados Unidos, predominantemente habitada por pessoas negras, onde um menino sofre bullying desde muito cedo por ser reconhecido como gay por outros garotos. 

O filme dialoga com a segregação econômica com recorte de raça, imigração (especialmente cubanos), bullying, homofobia, o fracasso do sistema escolar na inclusão da sexodiversidade e na prevenção à discriminação e à violência física e verbal contra alunos homoafetivos e vulneráveis, mas também mostra como a aceitação de si mesmo e o amor, muitas vezes reprimido por causa dos traumas que mantém muitos no "armário", abre caminhos para novas possibilidades existenciais. 

O filme não tem um final apoteótico, mas desperta muitos sentimentos e faz pensar em por que nos deixamos moldar pela ignorância alheia em vez de assumirmos as rédeas de nossa própria vida.



Sem dúvida, esta foi uma tarde de domingo muito especial para nós dois - desde o almoço, passando pelos filmes e pelo coffee break com direito a torta, espresso e refrigerante. ^^

Quem desejar assistir Moonlight, não adie muito, pois o filme já está em cartaz há um tempinho. 

Ah, e caso alguém não se lembre, esse foi o filme ganhador do OSCAR DE MELHOR FILME. Aquele que ganhou, mas quase não levou por causa da confusão dos desastrados apresentadores da cerimônia deste ano (2017).

Comentários