Orgulho LGBT 2016: 21ª PARADA DO ORGULHO LGBT RIO

21ª PARADA DO ORGULHO LGBT RIO CHAMA

ATENÇÃO PARA O RESPEITO 

À DIVERSIDADE DE GÊNERO


PARADA LGBT 2016 EM COPACABANA

Evento acontecerá na orla de Copacabana no domingo, dia 11 a partir das 13h, e terá como lema “Eu sou minha identidade de gênero”.

Lutar pela aprovação da Lei João Nery PL 5002/13 – Lei de Identidade de Gênero.

Esse é o objetivo da 21ª Parada do Orgulho LGBT Rio, que acontecerá no próximo domingo, dia 11, na orla de Copacabana. A partir das 9h, serão oferecidos serviços na ‘Ação, Orgulho e Cidadania’ e às 13h começa a concentração para a passeata mais colorida do país.

Milhares de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes – cidadãs e cidadãos de todo o Brasil se unirão em torno do lema “Eu sou minha identidade de gênero” e a orla de Copacabana vai se transformar no cenário para todos juntos pedirem a aprovação da lei. O projeto de lei pretende garantir que qualquer pessoa maior de 18 anos possa ser reconhecida e tratada pela sua identidade de gênero nos documentos de registro e possa realizar intervenções cirúrgicas transexualizadoras sem precisar de laudos psicológicos ou jurídicos.

A Parada do Orgulho LGBT Rio organizada há 21 anos pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT leva para as ruas pessoas que lutam por direitos iguais, que combatem a intolerância, o preconceito e o ódio, dando voz àqueles que por tantos anos viveram à margem da sociedade. Neste ano, além do tradicional patrocínio da Prefeitura do Rio, a Parada conta com o patrocínio inédito da Skol que virá com um trio elétrico com as cantoras Lexa, IZA e a DJ Giordanna Forte. A funkeira Ludmilla será uma das principais atrações da Parada e virá no primeiro carro cantando seus maiores sucessos.

Parada LGBT-Rio 2016 terá oito trios elétricos, alas reivindicatórias e tendas de serviços sociais e comunitários.

E no domingo, quem chegar à orla cedo pode aproveitar os serviços da ‘Ação, Orgulho e Cidadania’ a partir das 9h até às 16h

“Há 12 anos a ‘Ação, Orgulho e Cidadania’ tem o objetivo de criar uma maior aproximação com a sociedade e a comunidade LGBT, promovendo serviços essenciais e informações úteis sobre direitos e saúde. Neste ano teremos distribuição de folhetos com dicas de saúde, de camisinhas masculinas e muito mais. Ao todo, serão distribuídos 400 mil preservativos” explica Marcelle Esteves, vice-presidente do Grupo Arco-Íris. A Parada também contará com três postos médicos, 10 ambulâncias, Conselho Tutelar, Órgãos de Segurança, 220 garis da Comlurb, 150 banheiros químicos, 200 seguranças particulares, 300 policiais militares e cinco torres de observação para a PM. As 12ª e 13ª Delegacias de Policia, que estarão com reforço em suas unidades.

A ONG inglesa Micro Rainbow estará na avenida divulgando o projeto em parceria com o Grupo Arco-Íris no Brasil, fazendo a captação de beneficiários para as ações de empregabilidade e empreendedorismo. Dentro do programa há o encaminhamento paracursos profissionalizantes e cadastro para o curso de Gestão de Negócios e Educação Financeira. A Fiocruz levará para a praia de Copacabana dois novos projetos focados na prevenção voltada para gays, travestis, mulheres transexuais e homens trans.

No primeiro carro, autoridades e ativistas que estão na luta por uma sociedade mais igualitária para todos. Neste ano, as Mães pela Diversidade virão no segundo trio, pelo reconhecimento da identidade de gênero junto com mulheres transexuais e homens trans, em harmonia por uma vida de respeito e amor. Pelo décimo ano consecutivo, a divina diva Jane Di Castro abrirá a Parada interpretando o Hino Nacional Brasileiro. Ela também cantará “Estrela de Madureira”, de Acyr Pimentel e Cardoso e uma versão de “I will survive” em espanhol. O busão da rádio FM O Dia, parceira da Parada há anos estará em Copacabana com ações promocionais distribuindo brindes e animando os presentes com muita música.

A tradicional bandeira do arco-íris, a maior da América Latina – com 124 metros, será estendida na avenida entre o terceiro e quarto trio, este que virá com as lésbicas mais animadas do estado. O quinto trio, trará os jovens que estão começando a vida lutando para terem seus direitos assegurados e reconhecidos. O trio da Skol vem com a DJ Giordanna Forte e as cantoras Lexa e IZA.


Informações para a imprensa:

Márcia Vilella | Letícia Reitberger
Target Assessoria de Comunicação
www.target.inf.br

Comentários