Pink News: Cientistas acreditam que podem eliminar HIV do DNA de células humanas

Photo by Shaul Schwarz/Getty Images

Cientistas acreditam que podem eliminar HIV do DNA de células humanas




Por Bea Mitchel para o site Pink News
Tradução por Sergio Viula para o www.foradoarmario.net



Pesquisadores acreditam que podem efetiva e seguramente eliminar o HIV do DNA das células humanas cultivadas em laboratório.

Cientistas da Lewis Katz School of Medicine at Temple University usaram a técnica de edição genética chamada CRISPR/Cas9 e conseguiram eliminar o HIV do DNA das células imunológicas humanas.

Esse avanço científico inclui a descoberta de que células recuperadas e expostas ao vírus ficaram protegidas contra a reinfecção, tornando esta a primeira vez que os cientistas resolveram o enigma de como prevenir futuras infecções.

O pesquisador-líder, Kamel Khalili, confirmou que o sistema foi capaz de "proteger células contra a reinfecção e que a tecnologia é segura para as células, sem efeitos tóxicos."

Ele acrescentou: "As descobertas são importantes em múltiplos níveis. Elas demonstram a eficácia de nossos sistema de edição genética tanto na eliminação do HIV do DNA das celulas CD4 T como na introdução de mutações no genoma viral, desativando sua replicação permanentemente."

A técnica de edição genética CRISPR/CAs9, que usa proteínas que funcionam como tesouras, é descrita como uma maneira revolucionária de investigar e tratar as causas originais da doença genética.

A técnica permite que os cientistas marquem um gene específico ou uma seção do genoma e corte e cole os elementos dela para mudar sua função.

Ao pavimentarem o caminho para uma cura final para pacientes infectados com o HIV, o Dr Khalili disse: "Drogas antiretrovirais são muito boas para controlar a infecção causada pelo HIV. Mas pacientes em terapia antiretroviral que param de tomar os remédios sofrem de uma rápida replicação do HIV."

Por enquanto, uma organização de caridade está movendo ação legal contra o NHS England depois que ele se recusou a encomendar remédios de prevenção ao HIV.

O remédio de profilaxia pré-exposição (PrEP) Truvada pode reduzir as chances das pessoas serem infectadas com HIV em até 99 por cento, se tomada diariamente.



Comentários