Barack Obama nomea o primeiro monumento nacional aos direitos LGBT (fotos e vídeo)

Barack Obama nomea o primeiro monumento nacional aos direitos LGBT

Com informações da CNN
Traduzido e adptado por Sergio Viula
para o Blog Fora do Armário (www.foradoarmario.net)


De acordo com a CNN, o presidente Barack Obama anunciou, na sexta-feira, que estava designando a área ao redor do Stonewall Inn em Nova York como o primeiro monumento nacional aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) do país.

O anúncio vem dias antes do Dia Internacional do Orgulho Gay: 28 de junho. Justamente o dia que marca a primeira revolta depois de reiteradas batidas policiais sobre o bar Stonewall Inn - o que deu origem ao movimento pelos direitos LGBT e inspirou as Paradas do Orgulho LGBT no mundo todo. Além disso, a Parada do Orgulho LGBT de Nova York aconteceria dois dias depois, no domingo, dia 26 de julho.

"Esta semana, estou designando o Monumento Nacional Stonewall como a mais nova adição ao sistema de nacional de parques da América" - disse Obama num vídeo publicado pela Casa Branca na sexta-feira.

"Eu acredito que nossos parques nacionais devam refletir a história completa de nosso país -- a riqueza e a diversidade e a singularidade do espírito americano que sempre nos definiu, que somos mais fortes juntos. Que de muitos, somos um." - disse Obama.

A Casa Branca disse que o monumento incluirá o Parque Christopher, o bar Stonewall Inn, as ruas e as calçadas nas cercanias que foram locais do levante de 1969 no Stonewall. 

Na manhã de 28 de junho de 1969, uma batida policial sobre o bar Stonewall Inn - uma prática típica contra os bares gays na década de 1960 - fez história quando os frequentadores reagiram.

Depois que a polícia prendeu muitos frequentadores do Stonewall Inn naquela manhã, as pessoas protestaram do lado de fora do bar durante semanas, culminando na primeira marcha pelos direitos gays e lésbicos em julho de 1969.

Esses protestos são geralmente considerados como o ponto de partida para os direitos LGBT nos Estados Unidos.


Assista o vídeo em que Obama anuncia o Monumento Nacional Stonewall (em inglês). 






Veja algumas fotos dos primeiros dias de revolta e de marchas do Orgulho LGBT:









Curiosamente, no mesmo domingo, dia 25 de junho de 2016, três capitais fizeram suas Paradas do Orgulho LGBT: Londres, Nova York e Brasília.

Comentários