ABIA vai lançar seu novo filme no CCBB do Rio de Janeiro



CONVITE


ABIA lança seu novo filme: Jovens, Cidadãos Brasileiros e seus Desafios


A realidade de jovens da periferia que vivem na invisibilidade de suas falas, identidades, respeito e diversidade, sem espaços para legitimar suas reivindicações. Esse é o eixo central de “Jovens, Cidadãos Brasileiros e seus Desafios”, novo filme produzido pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA.

Dirigido por Vagner de Almeida, coordenador de projetos da instituição, o documentário retrata as dificuldades enfrentadas por jovens homossexuais ou não, vivendo e convivendo com HIV e AIDS ou não, que lutam por suas liberdades, reconhecimento, identidades e respeito em meio a contextos desafiantes vividos em ambientes familiar, de trabalho, social, religioso e outros desafios de uma periferia. “O filme fala sobre educação, saúde, sexo, religião, HIV e AIDS. A ênfase é nos temas saúde, sexualidade e direitos que são fundamentais para a construção da cidadania plena”, afirma Almeida.

O filme, que foi rodado nos municípios da Baixada Fluminense, com apoio de ONGs LGBT, AIDS e outros, será lançado oficialmente no Rio de Janeiro nesta segunda feira (21/03), às 19h00, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Com o depoimento de jovens gays, lésbicas, negros, travestis, heterossexuais, soropositivos e outros sobre os enfrentamentos do dia a dia, a exibição será seguida de um debate com a participação de alguns jovens presentes no documentário. “O que me impulsiona a fazer filmes com essa diversidade é a riqueza de possibilidades que a gente encontra para criar diálogos e não roteirizar situações. Este filme traz isso: um olhar sobre a construção cidadã de jovens dentro do universo brasileiro e seus desafios de forma leve, mas bastante contundente”, conta Almeida.

Assista o trailer: http://abiaids.org.br/trailer-jovens-cidadaos-brasileiros-e-seus-desafios/28862



Sobre o diretor 

Vagner de Almeida pesquisa o tema da homossexualidade e HIV e AIDS desde 1983. Em 1989, integrou-se à ABIA, onde passou a coordenar a produção audiovisual da instituição. O primeiro filme dele produzido pela ABIA foi “Cabaret Prevenção” (1995), que ajudou a dar visibilidade à comunidade HSH no país. Dentre os 11 filmes realizados, outro destaque é o “Borboletas da Vida” (2006), premiado no New York Brazilian Film Festival como melhor documentário.




SERVIÇO: 

Lançamento oficial no Rio de Janeiro do filme “Jovens, Cidadãos Brasileiros e seus Desafios” sobre saúde, sexualidade e direitos entre jovens das periferias

Local: Centro Cultural do Banco do Brasil, 4º andar - auditório - Avenida , Primeiro de Março 66 - Centro - Rio de Janeiro

Dia: 21/03/2016

Horário: 19h00

Entrada gratuita

Apenas 80 lugares disponíveis

Exibição seguida de debate com os participantes jovens do filme. 

Comentários