Transexual judia milionária faz doação de 2 milhões de dólares para a criação de uma cadeira de estudos transgêneros em Universidade

Jennifer Pritzker, a doadora que viabilizou a cadeira de estudos transgêneros na Universidade de Victoria




Escrito por Rose Kaplan
Traduzido por Sergio Viula




A Universidade Victoria em British Columbia (Canadá) agora tem o que se considera a primeira cadeira acadêmica de estudos transgêneros no mundo. E isso, graças a uma doação de dois milhões de dólares pela filantropa de Chicago Jennifer Pritzker. A doação foi feita através de sua  fundação, conforme noticiado pelo Chicago Tribune na terça-feira passada.  

Quem é a doadora?

Pritzker, uma tenente-coronel aposentada do Exército, cuja família lançou a Corporação Hyatt Hotels em 1957, criou a Tawani Foundation num esforço para preservar a história militar e melhorar as vidas dos militares, entre outras causas relacionadas.

Quem é o professor convidado?


O Dr. Aaron Devor, um  professor de sociologia que estudou temas transgêneros desde a década de 1980 e fundou os arquivos transgêneros da universidade em 2012, foi chamado para a cadeira inaugural. Tanto Pritzker como Devor são pessoas trans. De acordo com o Chicago Tribune, "metade do dinheiro patrocinará a cadeira por cinco anos, e a outra metade está comprometida com outras doações para o programa.”


Dr. Aaron Devor assume a primeira cadeira em estudos transgêneros e fala durante uma conferência de imprensa em Victoria, 15 de janeiro de 2016.


Numa declaração para o Chigago Tribune, Devor destacou a importância da posição e esboçou seus planos para o novo encargo:


“Por anos demais, as pessoas trans e não conformadas ao gênero ainda vivem em pobreza e temor. Como [titular] da cadeira inaugural, agirei como um recurso local e internacionalmente para aqueles que precisarem de informação para sua própria pesquisa ou desenvolvimento de políticas, bem como construir conexões entre estudiosos da comunidade e acadêmicos trabalhando com estudos transgêneros.”

Jamie Cassels

O Presidente da Universidade Victoria Jamie Cassels disse que a doação "nos ajudará a aprender e continuamente e crescer num ambiente acolhedor que promova os direitos e afirme a dignidade de todas as pessoas.”







Universidade Victoria em British Columbia


****************

Texto original por Rose Kaplan para o site Tablet.

Comentários