UNA-SUS/UERJ: Curso "Política Nacional de Saúde Integral Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT)"



O curso Política Nacional de Saúde Integral Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), ofertado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNA-SUS/UERJ), foi organizado para contribuir com os profissionais de saúde, especialmente os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), para que realizem suas ações de cuidado, promoção e prevenção da população LGBT com qualidade, de forma equânime, garantindo à população LGBT, acesso à saúde integral.


O curso possui três unidades, que tratam dos temas: Gênero e Sexualidade; Estudo da Política LGBT e seus marcos e o Acolhimento e o Cuidado à População LGBT.


Matrícula: pelo link, a partir de 11 de maio a 10 de setembro de 2015.


Carga horária: 45 horas totalmente autoinstrucionais.


Público-alvo: O curso é aberto para todos os profissionais de saúde e demais interessados no tema.


Acesso ao curso: Clique aqui para seguir diretamente ao curso, caso já tenha seu cadastro efetuado. Você pode também acessar as orientações de acesso ao curso. 


Certificação: Para ser aprovado, o aluno deverá obter o mínimo de 70% de acertos em avaliação somativa. Será possível a realização de até três tentativas, em que será considerada a maior nota atingida. Ao ser aprovado, o aluno receberá seu certificado de conclusão via e-mail cadastrado na plataforma AROUCA, em um período de até duas semanas.


IMPORTANTE: A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) reconhece o direito de opção por nome social em seus certificados. Para tanto, estamos em processo de revisão de nosso cadastro de pessoas, no intuito de incluir o campo “nome social” em todos os certificados.


Entretanto, não foi possível finalizar esta ação antes do lançamento do curso “Política Nacional de Saúde Integral Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais” (LGBT), que ocorreu no dia 12 de maio. A previsão é de que no segundo semestre de 2015 a opção já esteja possível no ato do cadastro.  


Desta forma, para aqueles que desejam ter o seu nome social considerado em seu certificado, siga os passos abaixo:

 Caso este seja seu primeiro acesso à Plataforma Arouca, utilize seu nome social no campo “nome” em seu cadastro no CNPS.

 Caso tenha realizado cadastro prévio e tenha utilizado seu nome civil, acesse nosso suporte e solicite alteração, caso tenha interesse: https://sistemas.unasus.gov.br/suporte/

 Caso já tenha realizado o curso e emitido seu certificado com nome civil e tenha interesse em alterar, solicite a alteração em nosso suporte: https://sistemas.unasus.gov.br/suporte/  


Acesso Rápido

 



----------------------------------------------------------------------
 COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO 

Durante o jantar de hoje, tive a grata surpresa de ouvir meu marido dizer que está fazendo um curso online oferecido pelo SUS em parceria com a UERJ, a fim de ampliar seus conhecimentos sobre saúde para o segmento LGBT da população. Marcos se graduou em enfermagem e está sempre buscando mais conhecimento sobre sua área.

Decidi dar uma olhada no curso, e ele me mostrou o primeiro módulo, iniciado hoje mesmo. Fiquei super bem impressionado com o nível do conteúdo.

Na verdade, o curso é voltado para os profissionais de saúde, mas seu conteúdo pode ser aproveitado por profissionais de outras áreas, inclusive da educação.

Diante de todas as investidas LGBTfóbicas por parte de fundamentalistas e conservadores nas Casas Legislativas desse país (leia também: EDUCAR PARA A DIVERSIDADE, INCLUSIVE SEXUAL E DE GÊNERO), recomendo muito que profissionais da saúde e da educação, assim como familiares e amigos de pessoas LGBT que se interessem em compreender melhor o que significa diversidade sexual e identidade de gênero se inscrevam. É gratuito e concede certificado. 

Se você é lésbica, gay, bissexual, transexual, travesti ou transgênero não binário, os conteúdos podem ser muito úteis e instrutivos. Aproveite.

Só para colocar sal na boca de vocês, meus queridos leitores, apresento um dos vídeos que o curso disponibiliza para reflexão dos alunos a respeito dos papéis de gênero. 

O filme é protagonizado por Paulo Betti e Eliane Giardini. 

Confiram. ;)





VEJA A BIBLIOTECA DO CURSO:


Travestis identidade e cidadania a entre a atracao e a aversao Keila Simpson.pdfTravestis identidade e cidadania a entre a atracao e a aversao Keila Simpson.pdf

Comentários