INDEX books: O Bom Crioulo, o 1º romance homossexual em português (edição revista e anotada)

PRESS RELEASE
Os nossos contatos:


Lisboa, 29 de dezembro de 2014

O Bom Crioulo, o 1º romance homossexual em português

 
A INDEX ebooks tem o orgulho de anunciar a publicação de uma edição revista e anotada do primeiro romance homossexual em português, O Bom Crioulo, do brasileiro Adolfo Caminha, publicado em 1895. 

Amaro, um imponente e lúbrico marinheiro negro, escravo fugido de uma fazenda do interior do Rio de Janeiro, apaixona-se por Aleixo, um jovem e ingénuo grumete branco, que conhece no seu navio de guerra. Mas o destino separa-os e, quando Amaro finalmente reencontra Aleixo, as suas piores suspeitas confirmam-se. O Bom Crioulo causou escândalo devido à frontalidade e ao erotismo, pouco usuais para a época, com que aborda temas tabu, como o sexo inter-racial e a homossexualidade em ambiente militar.

Adolfo Caminha, nasceu em 1867 e, com 16 anos, entrou para a Marinha de Guerra. Cinco anos mais tarde, apaixonou-se pela esposa de um alferes que abandonaria o marido para viver com Caminha. Na sequência do escândalo, viu-se obrigado a deixar a Marinha e passou a trabalhar como funcionário público. Morreu de tuberculose, prematuramente, no Rio de Janeiro, aos 29 anos de idade.

A versão em ebook custa o preço simbólico de 1,00 € e está à venda em:


A versão em papel (print-on-demand) está à venda em:



Mais informação em: www.indexebooks.com/o-bom-crioulo


 
INDEX ebooks é uma editora especializada em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost. INDEX ebooks: livros “proibidos”!

Comentários