19ª Parada do Orgulho LGBT Rio - domingo, 16 de novembro de 2014: Veja as ações farão parte do evento mais colorido do Brasil.

A terceira maior festa do Rio de Janeiro, só atrás do maior Carnaval e do maior Reveillón do mundo, a Parada LGBT do Rio celebra a diversidade, exige direitos iguais e presta serviços diversos à população.


VEJA NO LINK ABAIXO O QUE A PREFEITURA DO RIO PREPAROU PARA VOCÊ:  

http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=5067890 





19ª PARADA DO ORGULHO LGBT RIO LEVARÁ SERVIÇOS DE SAÚDE E CIDADANIA PARA A AVENIDA ATLÂNTICA

Ações farão parte do evento mais colorido do Brasil e atenderão não só LGBTs, mas toda a população



As bandeiras do arco-íris e da paz emolduram o lema “Somos milhões de vozes” e a orla de Copacabana vai se transformar no cenário para milhares de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes – cidadãs e cidadãos de todo o Brasil – pedirem respeito e o fim da violência durante a 19ª Parada do Orgulho LGBT Rio – 2014, que acontecerá no domingo, dia 16 de novembro, com concentração dos trios a partir das 13h.


A Parada do Orgulho LGBT Rio organizada há 19 anos pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT leva para as ruas pessoas que lutam por direitos iguais, que combatem a intolerância, o preconceito e o ódio, dando voz àqueles que por tantos anos viveram à margem da sociedade. Mas quem pensa que o evento é só festa está muito enganado. Durante todo o mês de novembro, acontecem atividades paralelas que levam cultura, debates e cidadania não apenas para a população LGBT, mas para qualquer cidadão, numa proposta de difundir informações e a cultura LGBT.


E no domingo (16), quem chegar à orla cedo pode aproveitar os serviços da ‘Ação, Orgulho e Cidadania’ a partir das 9h até as 14h. “Desde 2011 realizamos a ‘Ação, Orgulho e Cidadania’, com o objetivo de criar uma maior aproximação com a sociedade e a comunidade LGBT, promovendo serviços essenciais e informações úteis sobre direitos e saúde. Neste ano teremos vacinação contra a Hepatite B, teste rápido para a Hepatite B e C, uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, distribuição de folhetos com dicas de saúde, conscientização ambiental, distribuição de camisinhas masculinas e muito mais. Ao todo, serão distribuídos 750 mil preservativos e será feita uma campanha a favor da testagem voluntária para o vírus HIV, além da testagem rápida para o HIV que será realizada pela Secretaria Estadual de Saúde. O método, que será feito através de fluido oral, tem resultado imediato e acompanhamento psicológico durante sua realização” explica Marcelle Esteve, vice-presidente do Grupo Arco-Íris.


Ainda na parte de serviços, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro estará presente disponibilizando ao público atendimento jurídico. Defensores marcarão presença expedindo ofícios para obtenção de segunda via de documentos (identidade e certidões em geral), expedindo ofício de gratuidade para Escritura pública de união estável e habilitação para casamento e fornecendo orientações jurídicas relacionadas às questões LGBT, com encaminhamento para o NUDIVERSIS caso seja hipótese de ajuizamento de demanda judicial.


O Instituto Brasileiro de Medicina Reabilitação – IBMR - participa com proposta parecida. Professores e estagiários de psicologia divulgarão a parceria IBMR/ GAI para o serviço de Apoio Terapêutico gratuito que é oferecido na sede do Grupo Arco-Íris, no centro do Rio. Em estética, será oferecido shiatsu e visagismo. Em enfermagem, haverá aferição de pressão arterial e glicemia.

A Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, um dos patrocinadores, vai orientar os participantes sobre seus direitos, promoção da cidadania, dentre outros, com distribuição de materiais informativos.


Trios destacam a promoção de direitos e a cultura da diversidade


Neste ano, um dos trios do evento virá desconstruindo o conceito de “família tradicional”, termo tão utilizado durante os debates políticos. A proposta do Grupo Arco-Íris é mostrar para a população que família pode ser constituída por casais de pessoas heterossexuais, lésbicas, gays, bissexuais, com filhos humanos ou não, legítimos ou adotados. Pelo sétimo ano consecutivo, a divina diva Jane Di Castro abrirá a Parada cantando o Hino Nacional.


A atriz Letícia Spiller também é presença confirmada na 19ª Parada do Orgulho LGBT Rio. Ela irá acompanhada do elenco do filme "O casamento de Gorete", onde interpreta a drag queen Rochanna. O longa conta a história da travesti Gorete, que promove um concurso em seu programa de rádio para definir seu marido. Letícia e seus colegas desfilarão pela orla no trio que homenageia o casamento homoafetivo. O carro onde eles estarão virá com uma decoração sobre o tema, com direito a vestido de noiva, tule, buquê de flores e latinhas na traseira.



Num movimento pacífico a Parada LGBT-Rio lembrará os 748 LGBTs que sofreram algum tipo de violência homofóbica e transfóbica no Rio de Janeiro no ano de 2013 por conta de sua orientação sexual e identidade de gênero (de acordo com o Programa Estadual Rio Sem Homofobia).



Reinvindicações, música e cidadania lado a lado na Parada do Orgulho LGBT-Rio



A organização do evento espera um público de pessoas que vão compor a massa de uma das maiores manifestações da Cidade Maravilhosa e que serão embaladas por música eletrônica e MPB mixadas por DJs a bordo de 13 trios elétricos já a partir das 13h.



Garantindo a segurança de todos, a Polícia Militar trabalhará com 300 seguranças particulares contratados pela organização. A saúde, por sua vez, três postos médicos e 10 ambulâncias. Também haverá 200 banheiros químicos garantindo o conforto dos presentes. O evento está preparado para atender muito bem o público. O Grupo Arco-Íris contará com 100 voluntários ajudando na organização do evento.



A 19ª Parada do Orgulho LGBT-Rio é uma realização do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT e Instituto Arco-Íris e com patrocínio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado, através do Programa Rio Sem Homofobia; da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS) e da Petrobras; contando ainda com o apoio da Secretaria do Ambiente do Governo do Estado do Rio de Janeiro /Instituto Estadual do Ambiente, Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Centro Universitário IBMR e Rádio FM O Dia.

Comentários