Beijo gay na cerimônia de abertura dos Jogos da Commonwealth

A cerimônia de abertura dos Jogos da Commonwealth celebrou a igualdade com um beijo gay


Tradução e adaptação por Sergio Viula com informações de Joseph Patrick McCormick em 23rd July 2014, 10:08 PM


John Barrowman beijou um dançarino durante a cerimônia de abertura.


A cerimônia de abertura dos Jogos da Commonwealth de Glasgow 2014 apresentou um beijo entre o ator John Barrowman e um dançarino, numa celebração à igualdade na Escócia.

O beijo entre Barrowman e o dançarino em trajes trípicos escoceses foi acompanhado por gritos “esse vai para a igualdade na Escócia”, e outros dançarinos puxando participantes da festa.


A mensagem foi dada no início da cerimônia.

Os promotores da campanha têm pedido declarações em favor dos direitos LGBT, em função do número de países da Commonwealth que ainda criminalizam a homossexualidade. A commonwealth inclui todos os países que já foram colônias da Inglaterra, alguns deles na África e Ásia. A homossexualidade é atualmente punível com prisão em 42 dos 54 países pertencentes à Commonwealth.
As pessoas que seguiam a cerimônia nas mídias sociais celebraram o beijo.

Voluntários também usaram as cores do arco-íris no tecido das saias escocesas inspiradas no traje típico escocês.

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo devem começar na Escócia em 2015. Há um projeto de lei em andamento para a legalização dos casamentos.

Os porta-vozes da Casa dos Comuns (House of Commons) John Bercow e o Deputado Primeiro Ministro Nick Clegg convocaram todos a se levantarem em favor da igualdade LGBT durante os jogos.

-----------------------------------------------
COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO

O Brasil terá uma grande oportunidade de enviar uma mensagem pela igualdade LGBT ao mundo durante as Olímpiadas de 2016. Quem será o chefe de Estado então? Será que o presidente em exercício na época fará o que não foi feito pela atual na Copa do Mundo? Aliás, com que autoridade teria feito se a única reação que conseguiu foi um baita xingamento no estádio, na cerimônia de abertura? Quanta diferença entre a incompetência e má vontade de nossas ‘autoridades’ e o empenho das autoridades escocesas na promoção da igualdade LGBT e de outras minorias!


Precisamos realmente usar nosso voto com muita sabedoria. Nessas eleições para deputado estadual, deputado federal e presidente da república, votemos em candidatos comprometidos com a igualdade LGBT e com a consolidação do Estado Laico de fato. Candidato ou governante que come no coxo dos fundamentalistas e conservadores não é digno de confiança. 

Comentários