Supremo Tribunal indiano reconhece transexuais como terceiro gênero

Após a decisão, muitos indianos foram às ruas para celebrarSAJJAD HUSSAIN/AFP


Quatro meses depois de o Supremo Tribunal Federal afirmar que a homossexualidade era crime, juízes decidiram nesta terça-feira (15) que pessoas transexuais devem ser reconhecidas como sendo de um terceiro gênero.

"Reconhecer essas pessoas não é uma questão social ou médica, mas uma questão de direitos humanos", disse um dos juízes.

De acordo com o jornal The Washington Post, o objetivo da mudança é exigir que o governo reserve cotas em empregos e na educação para todos os transexuais.

A decisão partiu da discriminação enfrentada por eles no acesso aos espaços públicos.

--------------------------------
COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO

É motivo para celebração que a Índia tenha avançado nessa direção. Não sei se o reconhecimento como um 'terceiro' gênero é o modo mais legítimo de garantir os direitos civis das transexuais, mas é melhor uma andorinha na mão do que duas voando, pragmaticamente falando.

Para além disso, existem alguma minhoquinhas aqui na minha cabeça que não param de se retorcer:

1. Alguém já viu transexuais masculinos indianos? Sempre que ouço falar em transexualidade na Índia e em países como o Irã, onde as transexuais também são reconhecidas de alguma forma, é sobre mulheres transexuais que ouço falar, nunca sobre homens transexuais. Parece que existe um recorte aqui meio que injustiçado.

2. Sempre que a transexualidade é reconhecida e a homossexualidade continua criminalizada, como é o caso na Índia e no Irã, alguns homossexuais recorrem à transexualização na esperança de "resolver" seu problema de exclusão social. Isso é uma catástrofe, porque somente pessoas transexuais serão felizes vivendo como transexuais. Uma pessoa cisgênera - seja ela gay, hetero ou bi - agindo como transgênera é algo tão destrutivo para o indivíduo quanto o seu oposto: pessoa transgênera - seja ela gay, hetero ou bi - vivendo como cisgênera. Será que esses países algum dia amadurecerão em sua visão e em suas ações a respeito de temas tão distintos quanto o da orientação sexual e da identidade de gênero, ainda que muitas vezes sobrepostos? 

Que venha logo o dia em que as pessoas possam dizer quem são e o que desejam da vida sem serem consideradas criminosas apenas por não representarem o ser e o desejo dos dominadores. 

Comentários

  1. Os homens transexuais de um tempo pra cá tem tido uma visibilidade maior e aos poucos vem conquistando seus espaços, muita gente sequer sabe o que é um homem trans... Adorei seu comentário Sergio. ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.