O Mercado GLS - por Franco Reinaudo e Laura Bacellar


Depois de terminar a leitura de um romance hoje, pensei: o que ler agora? Dei de cara com O Mercado GLS, livro co-autorado por Franco Reinaudo e Laura Bacellar, publicado pela editora Ideia & Ação, e adquirido numa promoção feita pela Editora Malagueta no final de 2013. 

Sair de Águas Turvas para mergulhar em O Mercado GLS foi como deixar um jantar em família para tomar um café com consultores de marketing capazes de transmitir conceitos complexos de forma simplérrima, mas nada superficial.

Só para dar uma ideia da capacidade desse livro em reter a atenção do leitor, preciso dizer que li-o todo num só dia - o dia de hoje. Se era minha folga? Não. Nada de folga. O segredo foi aproveitar cada minuto livre. Além disso, minha decisão de reduzir meu tempo online nas redes sociais colaborou para ampliar meu tempo de leitura. ;)

Mas, vamos ao que interessa...

 O Mercado GLS começa com uma breve história da homossexualidade (masculina e feminina) e vai tecendo um mosaico de características comportamentais, de potencial financeiro, e de padrões de consumo, inerentes às comunidades gay e lésbica, ressaltando a diversidade encontrada nos sub-grupos que compõem o amplo leque de interesses das pessoas denominadas GLS (gays, lésbicas e simpatizantes).

O livro é um pequeno, mas essencial, manual de boas políticas a serem adotadas por empresários que ofereçam ou pretendam oferecer serviços e produtos voltados para o segmento GLS. 

Outra coisa que torna a leitura ainda mais interessante é a apresentação de diversos casos de sucesso e de fracasso de campanhas ou iniciativas pretensamente voltadas para GLS. A análise dos autores facilita a compreensão sobre os fatores que tornaram tais ações bem-sucedidas ou não.  

Acredito sinceramente que O Mercado GLS seja um obra útil para quem pretende compreender e atender com excelência o segmento caracterizado por lésbicas, gays e simpatizantes. Também é interessante para os consumidores GLS, uma vez que poderá despertar um senso crítico ainda mais apurado na hora de escolher o melhor fornecedor de um determinado serviço ou produto.

Parabéns a Laura e ao Franco pelo belíssimo trabalho. Vocês escreveram como consultores, mas acabaram produzindo também uma pequena história do homossexualidade no Ocidente, com especial enfoque sobre o Brasil. E aqueles anexos! Gente, extremamente didático, mesmo que a sigla GLBT já tenha sido mudada para LGBT, continua super atual! 

É leitura para inspirar e enriquecer os leitores, especialmente aqueles que colocarem em prática os princípios apresentados nessas páginas. ;)

Leitor, você vai se surpreender com o preço desse livro. Muito em conta. Confira aqui: http://editoramalagueta.com.br/livraria/o-mercado-gls.html


Comentários