Líder indígena se reúne com quilombolas e LGBT contra declarações dos Deputados Luis Carlos Heinze (PP) e Alceu Moreira (PMDB)

Por   convocação  do líder  indígena  Marciano Rodrigues, da Articulação dos  Povos Indígenas da Região  Sul http://www.arpinsul.org.br/, participamos  da  reunião com  Isabela  da  Cruz   da FECOQUI/PR  Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná - http://fecoquipr.blogspot.com.br/ ; Sandro Glória   da  Juventude Indígena, Kretã Kaingang e Darci Frigo, advogado  da  Terra  de  Direitos  http://terradedireitos.org.br/ e  eu Toni Reis,  Secretário de Educação  da ABGLT www.abglt.org.br para discutirmos  as  declarações   do Deputados Luis Carlos Heinze (PP) e Alceu Moreira (PMDB).


Deputado Alceu Moreira (PMDB)

Deputado Luis Carlos Heinze (PP)


Em vídeo gravado durante uma audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara em Vicente Dutra, no norte do Rio Grande do Sul, Luis Carlos Heinze (PP) e Alceu Moreira (PMDB) orientaram os produtores rurais a se organizarem contra os índios para defender suas terras.

Heinze critica o governo federal, em especial o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e insulta quilombolas, índios e homossexuais.

O mesmo governo... seu Gilberto Carvalho também é ministro da presidenta Dilma. É ali que estão aninhados quilombolas, índios, gays, lésbicas, tudo que não presta, ali está alinhado. E eles tem a direção, que tem o comando do governo — afirma Heinze.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2014/02/em-video-deputado-gaucho-diz-que-quilombolas-indios-gays-lesbicas-sao-tudo-que-nao-presta-4417585.html

Decidimos fazer uma denúncia  pública   ao  Procurador-Geral da República, ao Ministério Público  (Procuradoria  Federal  de Direitos Humanos), à Presidência  da  República,  ao Presidente da Câmara  dos Deputados, Henrique  Alves,  à Secretaria  de  Direitos Humanos, à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e à Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Faremos  todos os  documentos  em  conjunto  e pedimos  apoio de todas  as ONGs  de direitos humanos.

A  Terra de Direitos ficou  responsável  por  sistematizar   as denúncias / representações em nome das entidades.

"Quase sempre minorias criativas e dedicadas transformam o mundo num lugar melhor." Luther King

  Toni Reis
  Secretário  de  Educação  da  ABGLT 

Comentários