Águas Turvas - por Helder Caldeira


Resenha por Sergio Viula


Terminei de ler Águas Turvas há exatos cinco minutos. O romance, escrito por Helder Caldeira e publicado pela Quatro Cantos, começa de modo despretensioso e vai ganhando densidade e profundidade à medida que a leitura avança, brindando o leitor diversas com surpresas e emoções variadas.

A trama construída ao redor da família Thompson é multifacetada e ninguém escapa à sua cota de contribuição para o inesperado. A noção de máscaras usadas no desempenho dos papéis sociais, especialmente em família, fica muito nítida depois que as peças são devidamente colocadas no tabuleiro. E a metáfora do jogo e da estratégia cabe bem aqui. Mas, nem tudo é calculado. A trama é recheada de sentimentos e situações inesperados,  inusitados, instintivos. 

Justin é apaixonante. Gabriel também. Matthew, então... 

Depois da leitura, até parece que já estive em Holden - setting da maior parte dos acontecimentos.

Provavelmente, não serei o único leitor a identificar semelhanças com pessoas reais. Há sempre alguém como tia Mildred ou "vovó" Nancy por aí. 

Amei a leitura. Quando comecei, não podia imaginar quão envolvente e inadiável ela se tornaria.

Agradeço sinceramente a Rosana Martinelli por me conceder o privilégio de conhecer Águas Turvas

Agradeço ainda mais especialmente a Helder Caldeira por ter escrito a obra. 

E, finalmente, parabenizo a Editora Quatro Cantos pelo excelente trabalho de editoração e por apostar no potencial de histórias assim. 

A todos os que lerem essa singela recomendação de leitura, um conselho: MERGULHEM!   ;)

Você poderá adquirir o seu ÁGUAS TURVAS na Livraria Saraiva: AQUI.  Ou na Siciliano: AQUI.  Ou na Livraria Cultura: AQUI.


---------------------------------------------


O jovem médico brasileiro Gabriel Campos decide fazer especialização em Worcester, Massachusetts, depois da morte dos pais. Justin Thompson, herdeiro de uma abastada família republicana de Holden, no mesmo estado, dirige uma rede de revendedoras de automóveis em plena crise econômica de 2009. A trajetória desses dois homens é permeada por um turbilhão ininterrupto de acontecimentos, que prendem irreversivelmente o leitor até o último parágrafo e constroem uma emocionante história de amor.

ÁGUAS TURVAS TAMBÉM FOI COMENTADO NA TV SENADO.
Fiquei feliz em saber.

https://www.facebook.com/photo.php?v=690828937641600&set=vb.346161045441726&type=2&theater



Comentários