Serra da Mantiqueira (SP): Descubra esse paraíso.


A Serra da Mantiqueira é uma região situada no interior de São Paulo e atualmente é um polo turístico com várias cidades aconchegantes, que oferecem muitas atrações, ótima gastronomia, natureza preservada e um ambiente de romantismo e privacidade nas pousadas.


A mais conhecida de todas as cidades da Mantiqueira é Campos do Jordão. Com todo seu requinte, Campos é um lugar que atrai muita gente bonita nos meses de inverno. Durante o ano inteiro, o visitante tem a sua disposição várias opções de entretenimento como restaurantes, choperias, chocolaterias e bares com música ao vivo. Destaque para o Bar Baden Baden, situado bem no coração do bairro do Capivari e que está sempre lotado de gente bonita que gosta de badalação. Na Alta temporada, o ambiente fica ainda mais agitado com apresentações do Festival de Música Clássica e baladas de alto padrão.


Bairro do Capivari - Campos do Jordão
A vizinha  Santo Antonio do Pinhal é uma cidade bem menor que Campos do Jordão, perfeita para quem prefere um ambiente mais calmo. Rodeada de montanhas cobertas de araucárias, Santo Antônio também apresenta ótima estrutura turística com opções de hospedagem e gastronomia que deixam os visitantes apaixonados pelo lugar. A grande maioria das pousadas e hotéis conta com chalés bem privativos, com hidro, lareira e varanda com vista panorâmica para as montanhas da região.

O Bairro do Machadinho, que fica no caminho para o sul de Minas Gerais é um dos locais onde existe uma grande concentração de pousadas, desde opções requintadas como a Villa Mantiqueira e a Quatro Estações (especializada em receber público GLS), até outras mais simples como a pousada São Francisco. No Machadinho, os turistas também contam com a Bodega, uma destilaria rústica que é ponto de encontro para curtir um chopinho, um licor e uma tábua de frios.

Pousada 4 Estações - Santo Antônio do Pinhal

Outra cidade turística, situada na região da Serra da Mantiqueira que merece destaque é São Bento do Sapucaí. Famosa por oferecer estrutura para a prática de esportes de aventura como caminhadas e escaladas, São Bento é um lugar de ambiente calmo do interior, povo acolhedor e energia positiva. Também tem ótimos representantes no segmento gastronômico, como o Restaurante Taipa, que é especialista em comida mineira da fazenda, servida em fogão a lenha.

 São Francisco Xavier é uma pequena vila, pertencente ao município de São José dos Campos, que fica localizada na mesma região. A Vila de São Xico é conhecida pelo Festival Literário (julho) e Festival de Cordas (setembro), que atraem muita gente descolada que procura cultura e diversão no meio da natureza.


Caminho da pedra do Baú - São Bento do Sapucaí
As cidades da Serra da Mantiqueira são bem próximas, ou seja, o turista pode viajar de uma cidade para outra em menos de 30 minutos. As estradas são asfaltadas e bem conservadas, oferecendo segurança e praticidade para os visitantes da região. Para chegar até a região a partir de São Paulo ou Rio de Janeiro, basta seguir pela Rodovia Dutra.

Comentários