Conselho Estadual LGBT da Bahia é aprovado na Assembléia Legislativa - Parabéns, baianos!



Data histórica para a cidadania. A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou a criação do Conselho Estadual LGBT. A sessão ocorreu na terça-feira 28 de janeiro.

O Conselho Estadual LGBT baiano foi aprovado, apesar da oposição fundamentalista e conservadora dos deputados estaduais Sargento Isidório, do homofóbio PSC, que chegou a propor um Conselho Heterossexual, e Sildevan Nóbrega (PRB) conseguiram adiar a apreciação da matéria e classificaram o projeto como absurdo e chegaram a falar de uma "ditadura gay".

No final das contas, somente os dois e o deputado José de Arimatéia (também do PRB), pastor, votaram contra a criação. Pelas redes sociais, ativistas comemoraram e agradeceram os votos dos demais parlamentares.

O trabalho pela aprovação foi reforçado logo pela manhã, quando integrantes do Fórum LGBT Baiano encontraram-se com o líder do governo, Zé Neto (PT), e falaram da importância do conselho. Marcelo Cerqueira, do GGB, disse ter conversado com vários parlamentares. "Explicamos a eles a necessidade dessa ação e o apoio foi majoritário."

Agora, a proposta vai a sanção do governador, que será dada, afirmam os ativistas. O conselho está previsto para funcionar dentro da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Fonte: Texto levemente adaptado de Guia Gay Salvador,

Comentários