Romário e Thalita - 'fogo amigo' queima muito mais

DO SITE YAHOO:

Após ser flagrado com transexual, Romário se explica


Por  | Yahoo Notícias – 17/12/13 - 18h
Reprodução

Deputado federal pelo PSB-RJ, o ex-jogador Romário utilizou sua conta oficial no Facebook na manhã desta terça-feira (17) para explicar uma fotografia na qual foi flagrado de mãos dadas com a transexual Thalita Zampirolli, de 25 anos. A revelação de que a companheira do Baixinho era transexual foi feita pelo jornal Extra.

“De acordo com esta foto, estão colocando mais uma na minha conta, só que dessa vez uma transgênero. O nome dela é Thalita, gente boa, sangue bom, inclusive é minha camarada, minha parceira e de alguns amigos meus também. Agora, como mundo já sabe, notícias minhas, dependendo do objetivo, viram novela ou seriado. Vamos acompanhar para ver com quantos capítulos essa terminará e, o mais importante, como terminará. Com certeza, galera, casamento não vai rolar…kkkk (sic)", postou Romário.

O ex-atacante ainda reforça na postagem sua preferência sexual, afirmando que "gosto é de mulher". Recentemente o deputado foi alvo de polêmica ao usar o episódio no qual o também ex-jogador Ronaldo se envolveu com travestis para ofender o ex-companheiro e atual desafeto político.


---------------------

COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO

O ex-jogador de futebol e atual deputado Romário merece aplausos por sua atuação na Câmara, mas definitivamente 'pisou na bola' ao complementar sua primeira postagem com essa segunda registrada pelo site Yahoo na matéria acima. Dizer que gosta é de mulher foi um comentário de extremo mal gosto, uma vez que Thalita é, inegavelmente, uma linda mulher.

Com esse aparentemente 'inofensivo' comentário que, na verdade, foi uma tentativa de reafirmação pessoal (machista, diga-se de passagem), Romário acabou deixando escapar um preconceito que ainda faz parte do imaginário popular: o de que pessoas trans, mesmo tendo feito uma transição tão nítida quanto a de Thalita, continuam sendo aquilo que seu sexo anatômico de nascimento determinava. Isso é um equívoco que continua deixando pessoas trans à margem.

Por que uma mulher trans não pode ser uma excelente esposa para qualquer homem que goste de mulher?

Por que um homem trans não pode ser um excelente marido para qualquer mulher que goste de homem?

Aliás, esses dois questionamentos se aplicam especificamente às/aos transexuais de orientação heterossexual, mas pensemos nas/nos transexuais de orientação homossexual:

Por que uma mulher trans não poderia ser ótima esposa para outra mulher (lésbica ou bissexual)?

Por que um homem trans poderia ser ótimo marido para outro homem (gay ou bissexual)?

O que vai determinar se uma pessoa será uma boa esposa ou bom marido não é o sexo de nascimento, mas o caráter, a disposição para o compromisso conjugal, o desejo e - acima de tudo - o amor.

Romário atacou Ronaldinho usando o preconceito e este entrou no jogo da transfobia. Sair com uma travesti que faz programa pode surpreender quem sabe que ele era casado, mas o que rolou entre ele a travesti  foi claramente um negócio, como acontece com qualquer garota/garoto de programa. Ele continua rico e poderoso, enquanto ela acabou adoecendo e morrendo logo depois da polêmica. Nada diferente de tantas mulheres que nasceram com anatomia feminina e foram usadas e descartadas por homens que fizeram de tudo para resguardar sua 'intocável' rePUTAção.

Já com o Romário, o caso é outro. Ele é amigo pessoal de Thalita. Por isso mesmo, deveria ter sido ainda mais cuidadoso na escolha das palavras.

Mensagem desse blogueiro para Thalita:


Thalita, você é linda e poderosa. Não se deixe abater pelos comentários maldosos que devem estar se multiplicando nos comentários de quem não entende patavinas de sexualidade e de identidade de gênero. Se houver um homem que te mereça - e você der a sorte de conhecê-lo - ele vai perceber que você é mulher para casar, mas a decisão de aceitar a proposta será sempre sua. Escolha sabiamente. Muita mulher já caiu na armadilha de achar que só podia ser completa se tivesse o sobrenome de um homem. Não mesmo!  ;)

Por outro lado, conheço muitas mulheres transexuais que estão felizes e fazendo felizes seus maridos no mesmo instante em que tanta gente está lendo essa matéria sobre a infelicidade do comentário de Romário. Algumas delas estão no meu círculo de amizades no Facebook. 




Comentários