Região Norte da Rússia suspende lei local contra a "propaganda" gay

Arkhangelsk: Wikipedia


A região norte da Rússia chamada Arkhangelsk foi a primeira a suspender sua proibição local contra a "propaganda homossexual" para menores depois de ter vigorado por dois anos.

A região conhecida como "Arcanjo" foi originalmente a segunda depois de Ryazan a efetivar a lei anti-gay banindo "propaganda" em 2011. Desde então, somente três pessoas foram presas sob a lei, incluindo o ativista russo Nikolai Alekseyev detido ano passado por fazer um piquete do lado de fora de uma biblioteca infantil. 

Porém, hoje a cidade anunciou que seus legisladores em Arkhangelsk acreditam que não haja mais necessidade de uma lei local, uma vez que já existe uma proibição federal, assinada em Junho pelo presidente Vladimir Putin. 

A organização GayRussia informa que o artigo 2.13 da lei "Sobre Ofensas Administrativas" foi revogado seguindo uma apelação feita por Nikolai Alekseyev e Alexey Kiselev à Corte Europeia de Direitos Humanos, que está de acordo agora sobre abrir um processo contra leis regionais contra propaganda gay em Ryazan e São Petersburgo. 

São Petersburgo se juntou a duas outras cidades russas em 2012, aprovando uma proibição regional sobre 'propaganda' gay para menores. Em setembro, Nikolai Alekseyev oficialmente solicitou um encontro com Vladimir Putin depois que o presidente alegou estar disposto a falar  com membros da comunidade LGBT numa entrevista recente.


FONTE: PINK NEWS - TRADUÇÃO: SERGIO VIULA 

Leia Em Busca de Mim Mesmo e presenteie amigos/amigas. Livros mudam pessoas e pessoas mudam o mundo, lembram? ;)

Comentários