Vietnã pode vir a ser o primeiro pais da Ásia a legalizar o casamento gay

Vietnã pode ser o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento gay

Updated 25 April 2013, 13:57  

Traduzido e adaptado por Sergo Viula de artigo publicado pela Rádio Austrália

Vietnã pode tornar-se o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento gay, depois de ter recebido apoio de figuras importantes dentro do governo.
O Vietnã pode tornar-se o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento gay, depois de ter recebido apoio de figuras importante dentro do governo.

No início desse mês, a mídia local relatou que o Deputado-Ministro da Saúde do país recomendou que o casamento gay fosse legalizado, durante um discurso que para rever a lei da família e do casamento.

Nguyen Viet Tien citou a pesquisa sobre discriminação, dizendo que as pessoas gays têm o mesmos direitos que todas as outras têm de amarem, serem amadas e de se casarem.

"A força motora por trás disso tem sido realmente o reconhecimento dos direitos humanos... e ver a lei como uma violação dos direitos humanos de casais do mesmo sexo e de pessoas gays e lésbicas dentro do Vietnã." (Hayley Conway da All Out)
 
Relações homossexuais não são ilegais no Vietnã, mas o forte conservadorismo leva à discriminação.

A senhora Conway diz que ainda existem incertezas no país.

"Existe certamente, entre agora e 2014, existe trabalho a fazer com a assembleia nacional de delegados para que eles tenham uma ideia real de quem são essas pessoas que a lei afeta," disse ela.

"Elas são, de fato, pessoas exatamente como eles, que querem formar famílias que tenham relacionamentos amorosos, e mudanças nessas leis estão em conformidade com os direitos humanos, e são exatamente aquilo que eles estão tentando fazer de suas obrigações para com os direitos humanos internacionalmente."

O Vietnã conduziu sua primeira parada do orgulho gay em agosto passado.

Comentários

  1. Parabéns Vietnã! Um eterno país de grandes resistências. Expulsou a China, a França e os USA de lea em guerras sangrentas... agora expulsa o preconceito contra a comunidade LGBTT.
    Parabéns! VIva a liberdade d eexpressnao dentro de um país Socialista Moderno.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.