CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: Ser jovem LGBTTT no Brasil



CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO:



Ser jovem LGBTTT no Brasil

Envie artigos inéditos para o e-mail d@s organizador@s até 30 de julho de 2013:

1. Sobre @s organizador@s:

Adailson Moreira – Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto (1992), graduado em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte Paulista (2006, 2007), Especialista em Psicologia pela USP (1997), Mestre em Direito pela UNIFRAN, 2002. Doutorando em Psicologia, pela PUC – SP, realizando pesquisa sobre o Envelhecimento de homens gays. Professor da UFMS.
E-mail: adailsonsm@hotmail.com

Alexandre Fleming Câmara Vale - É Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenador do Laboratório de Estudos da Oralidade. Concluiu Bacharelado, Mestrado e Doutorado na UFC e atua na área de Antropologia. É cineasta e em 2012 lançou o livro e o filme Voo da beleza. 
E-mail: acamaravale@gmail.com

Carlos Eduardo Bezerra – Graduado em História pela UFC, 1999. Especialista e Mestre em Letras pela UFC, 2000, 2004. Doutor em Letras pela Unesp, 2009. Professor Visitante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tem artigos publicados a respeito gênero em revistas e livros. Ministra cursos sobre corpo e gênero na arte brasileira. Organizou com Adailson Moreira e Telma Maciel o livro Arco-íris revisitado: diversidade sexual em pauta, publicado pela Editora Escândalo, de Porto Alegre em 2012.
E-mail: carloseduardo.bezerra@gmail.com

Luma Nogueira de Andrade - Doutora em Educacão (2012) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006), Graduação em Licenciatura Plenas em Ciências (Biologia e Química) pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, Gestão Escolar, Avaliação, Formação de Professores e Gestores, Ciências Ambientais, Direitos Humanos e Orientação Sexual.
E-mail: luma.andrade@crede10.seduc.ce.gov.br


2. Resumo do projeto de publicação:

Organização de uma publicação com artigos inéditos que tratem de temas relacionados ao assunto citado acima numa abordagem sincrônica e/ou diacrônica.

3. Justificativa:

Ao ter o seu foco na juventude LGBTTT, a publicação tratará de temas atuais ligados a esta parcela da população brasileira. Com este tema e os possíveis assuntos a serem abordados, o livro se insere numa outra área do conhecimento: a história dos jovens, que tem despertado o interesse de diversos pesquisadores, sobretudo após a publicação, em 1996, dos livros História dos Jovens: da antiguidade à era moderna e História dos Jovens: a época contemporânea, ambos organizados por Giovanni Levi e Jean-Claude Smith.

A publicação de um livro com artigos sobre esta temática se justifica também como uma forma de reunir pesquisa e estudos feitos por pesquisadores de diversas universidades brasileiras, estudos e pesquisas estas que acabam por dar ao público o conhecimento de questões atinentes a um segmento específico dentro da população gay: a juventude.

Uma vez que o Brasil passou por diversas transformações desde os anos de 1960 aos dias atuais, transformações estas nos mais diversos planos, não esquecendo aquelas que estão ligadas à história do indivíduo e a formação de grupos sociais, um livro com esta temática possibilita a criação de um panorama até então inexistente, focado em um público que, aos poucos, experimenta novas possibilidades de vida e convívio social. Acreditando nesta proposta, configuramos a publicação nas seguintes partes:

5. Partes da publicação:

1. Memória – Compreende artigos diacrônicos sobre o tema.

2. Sociedade – Compreende artigos sobre:
a. Formas de organização, mobilização e resistência;
b. As paradas LGBTTT's no Brasil;
c. Políticas públicas para a juventude LGBTTT brasileira;
d. Mercado editorial voltado para o público LGBTTT: revistas, jornais e internet.

3. Educação - Compreende artigos sobre:
a. A juventude LGBTTT e a Escola;
b. A juventude LGBTTT e a Universidade;

4. Trabalho – Compreende artigos sobre:
a. Inserção de jovens LGBTTT's brasileir@s no mercado de trabalho: desafios e possibilidades;

5. Cultura – Compreende artigos sobre:
a. Literatura, música, cinema, vídeo, fotografia, teatro e demais expressões artísticas realizadas por jovens ou para jovens LGBTTT's no Brasil.

6. Comportamento – Compreende artigos sobre:
a. Juventude LGBTTT e a noite;
b. Juventude LGBTTT e a moda;
c. Juventude LGBTTT e o underground;
d. Juventude LGBTTT e sexualidade;
e. Juventude LGBTTT e a internet: redes sociais, blogs, salas de bate-papo, etc.

OBS: Demais temas podem ser incluídos nesta lista.

6. Informações Gerais para a publicação:

1. Itens obrigatórios para a elaboração do capítulo do livro:
a. Cabeçalho: título e o subtítulo (quando houver) (Título e subtítulo em inglês). Nome(s) d@(s) autor@(s) seguid@(s) de nota de rodapé informando suas credenciais (titulação, instituição que trabalha e e-mail).
b. Os capítulos não poderão ter mais do que três (3) autor@s. Pedimos que tentem manter no máximo dois (2) autor@s por capítulos.
c. Resumo e Palavras-Chave – Abstract e Key-Words: Apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, apresentando as principais conclusões, de modo a permitir avaliar o interesse do capítulo, contendo entre 100 e 200 palavras e até 5 palavras-chaves. O texto deverá ser traduzido para o inglês.
d. Introdução
e. Desenvolvimento (revisão bibliográfica e/ou estudo de caso) – elaborar em seções ou subitens.
f. Considerações finais
g. Referências Bibliográficas – seguindo padrão ABNT. Serão incluídas na lista final todas as referências de textos que foram efetivamente usadas no trabalho. Quanto aos trabalhos citados no texto, todos serão obrigatoriamente incluídos na lista de Referências. Informações verbais, trabalhos em andamento ou não publicados não devem ser incluídos na lista de Referências; quando suas citações forem imprescindíveis, os elementos disponíveis serão mencionados no rodapé da página em que ocorra a citação.

7. Normas Gerais:

a. Fonte Times New Roman, corpo 12 (espaçamento entre linha 1,5)
b. Papel tamanho A4 (210 x 297 mm)
c. Margem esquerda e superior 3 cm e direita e inferior 2 cm
d. Mínimo de páginas: 15
e. Máximo de páginas: 20
f. As ilustrações (gráficos, desenhos, quadros, etc.) deverão ser limitadas ao mínimo indispensável, construídas preferencialmente em programa apropriado, como Excell e outros, fornecidas em formato digital e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. A indicação do tipo de ilustração (Figura, Quadro, etc.) deve estar localizada na parte inferior, seguida da numeração correspondente em algarismos arábicos (Figura 1-, Quadro 5-) e do respectivo título precedido de travessão; a legenda explicativa deve ser clara e concisa, em corpo 10. No caso de ilustrações extraídas de outros trabalhos, será necessário indicar a fonte. g. Entrega: até 30 de outubro de 2012.

8. Sugestões:

a. O artigo inédito deve ser escrito em linguagem acessível e didática.
b. A escrita eficiente é a escrita clara, que possa ser entendida por tod@s, já que o livro será uma obra multidisciplinar.
c. A leitura deve ser agradável e o texto deve estar dividido em seções com títulos de forma que a leitura não se torne cansativa.
d. Como não é tese, mas um livro, não deve ter “metodologia”, “objetivos”, “cronograma” e outras partes exigidas pela Academia.
e. Caso seu capítulo possua figuras, fotografias ou qualquer reprodução de imagem que não seja de sua propriedade, enviar junto com a obra a autorização específica para cada imagem (por escrito e com firma reconhecida) em que seja informado que a imagem a ser reproduzida em seu livro (especificamente) foi autorizada para esse fim.

Bom trabalho e aguardo vossa resposta.
Um forte abraço,
@s organizador@s.

Comentários