Liga Humanista Secular do Brasil Faz Três Anos



A LiHS faz três anos hoje (01/02/2013). 

Um 'presente' que nos pegou de surpresa foi um artigo sobre nós em espanhol na Wikipédia, feito por editores importantíssimos dessa versão, nesta que é a maior enciclopédia dos nossos tempos. (http://es.wikipedia.org/wiki/Liga_Humanista_Laica_de_Brasil )

É uma coincidência particularmente feliz, pois, como frequentemente comentamos, a enciclopédia, este esforço de democratizar conhecimentos para que o único requisito de saber seja querer, foi inventada no século XVIII por secularistas e livres-pensadores franceses, que homenageamos indiretamente usando uma "flor-de-LiHS" como nosso logotipo ( http://lihs.org.br/flor ).

Num esforço coletivo de corrigir nossos erros e numa apreciação maximamente objetiva de nossas conquistas, fechamos essas três voltas em torno do sol cientes de que estamos num caminho certo e em conformidade com nossos princípios explícitos ( http://lihs.org.br/estatuto ) . Um secularismo racionalista sem intolerância religiosa. Uma defesa de direitos humanos sem homofobia, transfobia, sexismo, racismo, xenofobia. Uma apreciação pelo ceticismo e pelas investigações críticas, incluindo a ciência, sem cair no erro do cientificismo.

Agradecemos aos nossos mais de 2.700 membros pela confiança que depositaram em nós e pelo auxílio financeiro aos nossos projetos. Podemos garantir que em 2013 vão ouvir muito o nome da LiHS: participaremos de um julgamento no STF, publicaremos os vídeos das palestras do nosso Congresso Humanista Secular (o primeiro de muitos, já internacionalmente reconhecido como um sucesso) e, se depender do nosso entusiasmo, faremos muito mais.

O fluxo de ideias com o público não-membro também tem sido proveitoso, e agradecemos por todas as boas sugestões e críticas, com o convite a todos os Humanistas Seculares não-membros que considerem se afiliar à LiHS. Curtir nossa página no Facebook é um aceno bem-vindo de aprovação, enquanto tornar-se membro é assinar nosso livro de visitas, é mostrar que também acredita no que defendemos e gostaria que continuássemos, além de, é claro, escolher fazer parte das nossas vidas e ter seu nome na história de algo totalmente novo no Brasil. Ser membro também é algo que aproxima pessoas da nossa diretoria, onde dezenas de pessoas, espalhadas por todas as regiões do Brasil, dedicam parte de seu tempo livre por um Brasil mais humanista e secular.

Três é também o número de relacionamentos amorosos que sabemos terem se iniciado entre membros da LiHS, até agora (ao menos em que os envolvidos fizeram questão de nos contar em e-mails calorosos). Não nos admira que a sintonia de valores contribua ou possa contribuir para o amor.

'Valor' é uma palavra-chave na LiHS, pois é o que nos agrega como associados. Nós somos, sim, uma tentativa (bem sucedida!) de agregar pessoas por valores de conhecimento e também valores do tipo ético. Humanismo é tudo isso. Pode ser mais, basta traduzir todos esses valores em ação.

Ajamos três vezes mais!

- Presidência da LiHS.


Visite LiHS - Liga Humanista Secular do Brasil em: http://ligahumanista.org/?xg_source=msg_mes_network

Comentários