Um sábado com Brownie, livros e Valsa Nº 6 (de Nelson Rodrigues)

Centro Cultural do Banco do Brasil (RJ) - Av. Primeiro de Março, 66 - Centro


Cheguei ao Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) depois do almoço. Fui direto para a biblioteca. Aproveitei para ler Identidade, de Zygmunt Bauman. Não consegui terminar de ler, mas voltarei em breve para continuar a leitura. Instigante. 

Saí da biblioteca e fui para o restaurante que fica em cima da Livraria Travessa no primeiro andar. Comi um delicioso brownie com nozes coroado por uma generosa bola de sorvete e calda de chocolate (recomendo!) e para completar, um café expresso duplo e duas garrafinhas de água mineral com gás para acompanhar outro livro: Out of God's Closet, escrito pelo ex-padre Stephan Frederick Uhl - livro que recebi da AAI (Atheist Alliance International) quando participei do I Congresso Humaninsta Secular do Brasil, promovido pela LiHS (Liga Humanista Secular do Brasil) em Porto Alegre esse ano (2012).

Liguei para o Emanuel e perguntei se toparia assistir a Valsa nº 6, de Nelson Rodrigues. Ele topou. Fiquei mais um tempo imerso na leitura e depois de devidamente apaziguado pela sobremesa e inspirado pelo livro, fui para a bilheteria e comprei os dois ingressos. Uma bagatela de 6 reais a inteira. Pasmem! Em outro teatro não sairia por menos de 50 reais, provavelmente.

Voltei para a biblioteca. Li mais um pouco enquanto esperava. Às 19:15, Emanuel chegou. Estava trabalhando. Desci e fomos para o Teatro I no primeiro andar.



A peça encenada por 'uma' boneca que contracena com seu manipuladores coroou o dia! O espetáculo é de primeira linha. Primeiro, porque texto de Nelson Rodrigues dispensa comentários. É nevrálgico, belo, pé no chão e máscaras, idem. Segundo, porque a companhia de teatro que apresenta é muito competente. Aplaudida de pé ao final. Casa cheia.

Recomendo muito. 

Quem estiver no Rio de Janeiro, deixe a internet de lado e a TV desligada e vá assistir esse espetáculo ainda hoje, mas chegue cedo. Uma hora e meia antes do espetáculo só havia 10 lugares. Peguei dois deles. Muita gente deve ter perdido a viagem chegando 'apenas' 1 hora antes. ;)











Valsa nº 6

13 Set a 21 Out
Local: Teatro I | CCBB RJ 
Horário: Quarta a domingo, às 19h30
A Companhia Teatro Portátil transpõe para o palco da animação a poética de Nelson Rodrigues. Uma boneca contracena com seus manipuladores para dar vida a Sônia, menina assassinada aos 15 anos. Projeções de desenhos animados compõem o cenário de memórias desta personagem que tenta remontar a própria história. 

Texto: Nelson Rodrigues. 
Direção: Alexandre Boccanera. 
Elenco: Flávia Reis, Julia Schaeffer e Guilherme Miranda.

Duração: 50 min.




Informações
 Data:Até 21 de outubro de 2012Idade recomendada:

 Horário:Quarta a domingo, às 19h30
 Local:Teatro I | Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
 Bilheteria:Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (21) 3808-2020 
 Ingressos:R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia entrada)


MAIS SOBRE O CCBB, AQUI.


Comentários