Parada Gay na Croácia: A resistência dos croatas LGBT

Croácia tem parada gay sob forte esquema de segurança




Zagrebe, Croácia - Gay Pride Parade - 2012 - foto by AFP

SPLIT, Croácia, 9 Jun (Reuters) - Centenas de pessoas na cidade croata de Split participaram de uma parada gay neste sábado sob forte esquema de segurança para evitar a violência do ano passado.

Cerca de 500 pessoas, entre elas alguns ministros, marcaram presença, segundo a polícia, que mandou 900 agentes para garantir a segurannça.

Os participantes disseram que a edição deste ano era um importante teste para a democracia e os direitos humanos no país, que entrará para a União Europeia em julho de 2013.

A delegação da UE na Croácia tinha dito nesta semana que analisaria eventos no país com bastante atenção.

No ano passado, quando a cidade recebeu a parada gay pela primeira vez, moradores revoltados atiraram ovos e pedras nos participantes. Cerca de 12 pessoas ficaram feridas e quase 100 foram presas.

---------------------

COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO

Nunca diga ou - se já disse - não repita que "Parada do Orgulho LGBT é só festa ou carnaval". As paradas são instrumentos políticos poderosíssimos e os que se opõem à igualdade e à liberdade sabem muito bem disso. Apoiemos as paradas, comparecendo, divulgando, ressaltando os aspectos positivos, protestando contra a homofobia, etc. 

A livre manifestação que cada LGBT ou aliado pode fazer num evento como a Parada do Orgulho LGBT engrandece a liberdade civil, especialmente quando os próprios gays, lésbicas, transexuais e bissexuais mantém em mente a que vieram quando se reúnem ao ar livre para celebrar a diversidade sexual e protestar contra o preconceito e a discriminação. 

Envio virtualmente meu abraço aos irmãos e irmãs croatas que corajosamente se colocam diante da sociedade e abrem passagem onde só havia paredes.

Comentários

  1. uma coisa eu sei: os croatas são gostosos!
    parabéns a todos eles

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, mas também têm uma história de sofrimento. Os gays, com o agravante do preconceito por orientação sexual.

    Lindos e resistentes croatas!

    Beijo, Serginho.
    Viula

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.