Prefeitura inaugura Balcão Carioca da Cidadania na Rocinha

Prefeitura inaugura Balcão Carioca da Cidadania na Rocinha


Secretaria Municipal de Assistência Social

 
Serviço atenderá cerca de 70 mil moradores com informações sobre direitos civis e humano.

A prefeitura do Rio, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, inaugurou na terça-feira, 13, o Balcão Carioca da Cidadania próximo a localidade da Via Ápia da Rocinha.

Um contêiner foi instalado em frente ao Camelódromo, na lateral da pista da Auto-Estrada Lagoa Barra, local de intenso movimento na comunidade. Durante dois meses, o novo espaço será destinado a atender os cerca de 70 mil moradores da Rocinha e todos os cidadãos do Rio de Janeiro, com informações sobre leis de direitos civis municipais, estaduais e federais, e encaminhamentos a serviços.

A inauguração do Balcão Carioca da Cidadania também marcou os 63 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorados no sábado, dia 10. "O cidadão precisa saber da existência de leis que os protegem. Se não souberem, elas nunca serão usadas. Muitas vezes sentimos a ausência do estado por mero desconhecimento de nossos direitos e leis que os asseguram", avaliou Carlos Tufvesson, Coordenador Especial da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio.

O atendimento no Balcão Carioca da Cidadania será realizado por assistentes sociais e pedagogos, de segunda a sábado, das 09h às 18h. “É muito importante estarmos atentos às necessidades dos moradores, em contato com as famílias, para que todos sejam informados e orientados corretamente e recebam toda a assistência que precisam”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem.

O primeiro dia de funcionamento do Balcão contou com atendimentos em diversas áreas. Houve procura para saber sobre a regularização da profissão de ambulante, por profissionais de psicologia, informações mais precisas sobre pensão alimentícia e vítimas de violência doméstica.

Comentários