EUA: Projeto de lei pode legalizar casamento gay no país

10/11/2011 - EUA: Projeto de lei pode legalizar casamento gay no país

Por redação Lado A

Por 10 votos a oito, o Comitê Judicial do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, um projeto de lei que quer derrubar as restrições ao casamento gay no país, aprovadas em 1996. O projeto quer derrubar a DOMA (Defense of Marriage Act ou Lei de Defesa ao Casamento) que estipula que apenas casais formados por homem e mulher podem se casar no país. A derrubada da lei Doma é proposta pela democrata Dianne Feinstein, da Califórnia, que entende que a Doma é discriminatória.

Empresas como Xerox, CBS, Time Warner, Google e Nike, entre outras, estão apoiando a legalização do casamento gay nos EUA e se manifestaram por meio de cartas e campanhas. Estima-se que mais de 300 mil casais já oficializaram suas uniões nos seis estados que já reconhecem a união do mesmo sexo: Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Nova York, além da capital Washington e alguns territórios indígenas.

Com grande oposição, o projeto segue adiante com apoio da maior parte da população, sobretudo entre os democratas. A previsão é que o projeto vá à votação em 2012.

Comentários