Equality Forum Lamenta o Falecimento de Frank Kameny, pai do Movimento pelos Direitos Civis LGBT



Equality Forum Lamenta o Falecimento de Frank Kameny
Pai do Movimento pelos Direitos Civis LGBT

“O movimento pelos direitos civis LGBT ergue-se sobre os ombros de Frank Kameny,” declarou Malcolm Lazin, Diretor Executivo do Equality Forum e Produtor Executivo de Gay Pioneers. “Frank Kameny é o pai do movimento pelos direitos civis dos LGBT.”

Kameny foi o ponta-de-lança das primeiras manifestações gays e lésbicas organizadas no Independence Hall e no Liberty Bell todo 4 de julho entre 1965 e 1969.  O primeiro dos Annual Reminders” (Lembretes Anuais) foi frequentado por 40 ativistas de Washington, Nova York e Filadélfia. Naquela época, esta foi a maior concentração pelos direitos gays. Era a primeira vez que manifestantes se auto-identificaram como gays e lésbicas e aberta e orgulhosamente exigiram igualdade. O Annual Reminders sedimentou o solo para os conflitos de Stonewall (Stonewall Riots).

Gay Pioneers é um documentário produzido pela WHYY/PBS e pelo Equality Forum a respeito do Annual Reminders e do começo do movimento pelos direitos civis LGBT. Existe um marco histórico que vai diretamente do Independence Hall ao Liberty Bell reconhecendo o local onde o movimento pelos direitos civis gays e lésbicos foi inaugurado com o Annual Reminders organizado por Frank Kameny, Barbara Gittings e outros Pioneiros Gays.

“Quando o Annual Reminders [aconteceu pela primeira vez], gays e lésbicas tinham seu emprego negado pelo governo federal. Frank Kameny foi o único responsável - com toda intensidade e perseverança -em levar a Comissão de Serviço Civil dos Estados Unidos a pôr um fim na proibição de que gays e lésbicas trabalhassem para o governo” - declarou Lazin.

“A Associação Americana de Psiquiatria incluía a homossexualidade como desordem mental. Frank Kameny e Barbara Gittings fizeram uma bem-sucedida manifestação durante o encontro anual da Associação Americana de Psiquiatria em 1971. No encontro anual de 1972, Kameny e Gittings apresentaram um programa com o Dr. No, um psiquiatra gay que foi disfarçado para evitar reconhecimento. Com o Dr. No, eles explicaram por que a homofobia generalizada era a causa de problemas emocionais, e não o ser gay. Um comitê foi formado para estudar o assunto. Em 15 de dezembro de 1973, a homossexualidade deixou de ser considerada doença mental” - disse Lazin.

“Eu viajei por toda a nação com Frank Kameny durante projeções do Gay Pioneers e em outros eventos” - disse Lazin. “Frank era um Ph.D. de Harvard, sua mente era como um computador e mesmo aos seus 80 anos, ele era festeiro, amável e um ativista comprometido com os direitos humanos. A história americana lembrará de Frank Kameny como um icônico líder dos direitos civis.”

O Equality Forum é uma organização nacional e internacional pelos direitos civis com foco educacional. O Equality Forum co-produziu Gay Pioneers (www.gaypioneers.com). O Equality Forum coordena o Mês da História LGBT (www.lgbtHistoryMonth.com).  Frank Kameny é um  Ícone do Mês da História LGBT com vídeo, biografia, bibliografia e imagens disponíveis no site.  





***************


President Obama com Franklin Kameny, à direita, em 2009 depois de assinar um memorando garantindo benefícios para os parceiros do mesmo sexo de funcionários federais.

Franklin E. Kameny, que transformou sua prisão em 1957 como "pervertido sexual" e sua subsequente demissão do Serviço de Mapeamento do Exército numa poderosa fagulha alimentando o movimento pelos direitos homossexuais, morreu na terça-feira em sua casa em Washington. Ele tinha 86 anos. Bob Witeck, um amigo de longa data do Sr. Kameny, confirmou sua morte, dizendo que a causa foi ataque cardíaco ou falência do coração - reportou  The Associated Press


Comentários