Homofobia




Homofobia é o medo ou atitude negativa para com pessoas gays, podendo ferir. Aqui, dicas sobre o que é homofobia e como lidar com ela...

O que é?

A palavra homofobia vem do grego 'homo' (significando 'mesmo') e fobia (significando 'medo'). Ela é usada para descrever um temor ou atitude negativa para com pessoas gays.

Ela pode tomar muitas formas, incluindo insultos, discriminação ou níveis mais extremos de intimidação e até violência.

A homofobia pode ser sutil. Você pode se sentir ignorado ou tratado com menos respeito que outros colegas, ou ela pode ser muito óbvia.

Não é certo, mas se você é gay, poderá encontrar homofobia em algum momento. Ser alvo de piada por causa de sua sexualidade pode ser entristecedor e embaraçoso, mas lembre-se que você não é o problema, eles é que são.

Pode ser reconfortante saber que a maioria dos homofóbicos age por ignorância e medo. Frequentemente, é uma questão de imaturidade. Orgulhe-se do fato de que você é mais esperto do que isso e mais maduro também.

Fale sobre isso

Assim como os que praticam o "bullying", os homofóbicos sentem prazer em ver você irritado.

Esvazie o balão deles recusando-se a devolver o insulto, por exemplo: "Sim, sou gay. E daí?"

Assim como nos casos de "bullying", você não deve sofrer em silêncio. O segredo provavelmente fortalecerá o homofóbico em sua crença errônea de que ser gay é algo que se deva esconder.

Busque suporte de alguém em quem você confie e conte-lhe sobre o que está acontecendo. Essa pessoa pode ser capaz de intervir ou simplesmente ajudar você a se sentir apoiado.

Seja confiante

Nem sempre é tão fácil ignorar ou desdenhar um insulto verbal como se pode pensar. Mas tente!

Se você agir com confiança, o ameaçador homofóbico comum ficará cansado de tentar incomodá-lo e desistirá.

Fonte: BBC (Londres)

Comentários